Cursos

Arte e Mito – a origem mítico-religiosa da arte

poster-arte-mito

 

Curso Arte e Mito: a origem mítico-religiosa do fenômeno artístico

“O mito é o ponto de partida de toda poesia, inclusive da realista. O tema da poesia realista é o desmoronamento de uma poesia”

José Ortega y Gasset

Houve um tempo em que arte e religião tradicional eram perfeitamente integrados. Numa catedral gótica se vê condensada a doutrina cristã, como uma bíblia de pedra – para usar o termo de John Ruskin, que escreveu o livro A Bíblia de Amiens sobre a catedral homônima. Num ícone ortodoxo vemos um testemunho do Espírito Santo e o próprio Evangelho enunciado através das imagens. Numa igreja barroca está presentificada em imagens a simbologia cristã sobre as hierarquias celeastiais, os profetas, os santos, a Virgem e o Cristo, numa cortina de formas que intercepta o real – como escreveu Germain Bazin.

Na modernidade houve um distanciamento crescente entre arte e religião e uma dessacralização da arte. O grande ponto de ruptura é o Renascimento. Em todas as épocas, entretanto, é possível reconhecer diálogo profundo com a transcendência. Inclusive no cinema, arte tão nova, o sagrado é elemento central na obra de diversos cineastas, especialmente Andrei Tarkóvski – cuja obra dialoga profundamente com a tradição cristã dos ícones.

O tema da origem mítico-religiosa da arte, entretanto, é pouco estudado no Brasil, principalmente no âmbito acadêmico. Prevalece uma visão materialista da arte baseado em conceitos marxistas, de representação social, ou preconceitos historicistas. Os autores citados no presente curso, Ernesto Grassi, John Ruskin, Pavel Florenski, tiveram poucas obras publicadas no Brasil e estão à margem dos principais debates acadêmicos sobre arte.

O presente curso pretende ampliar a percepção simbólica, a compreensão da essência transcendente da arte e a formação do imaginário do aluno com instrumental teórico e comentários críticos, alem de análises específicas de obras de arte.

Arte e Mito é um curso em cinco aulas sobre a origem mítico-religiosa da arte partindo do livro Arte e Mito, de Ernesto Grassi, utilizando os conceitos abordados no livro para compreender aspectos distintos da arte de diversas épocas tendo como elo comum a ligação entre arte e religiosidade ou arte e transcendência.

O curso foi realizado em outubro de 2017 e não está mais disponível para venda.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Follow by Email