Livros

O Cinema Sonhado

O livro é um estudo poético sobre Pedro Teófilo Batista, aviador de formação, repórter cinematográfico, arquiteto autodidata, cineasta e inventor. Trata-se de uma obra literária que mistura biografia com autobiografia, onde aquele que escreve trata do outro e de si mesmo, guiado pela pergunta de Sigmund Freud: “Quanto podemos atribuir à continuidade psíquica na seqüência das gerações?”

O título se refere ao cinema sonhado por Pedro Teófilo, ou seja, os filmes por ele idealizados, ou ao Cinema Olympia, arché (princípio) da família, sonhado pelo autor no seu resgate, ou aos filmes que fazem parte da memória afetiva da família, como um sonho ancestral coletivo. O livro trata do cinema como forma criadora do imaginário. O cinema é a linha funda que liga biografo e biografado.

 

“O Cinema sonhado edifica-se como um encontro desejado, como um jogo de projeções, em que o autor busca no passado e no ente que já se foi um olhar sobre si mesmo, uma identificação. Ao descobrir em Pedro Teófilo Batista, o progenitor, interesses e inquietações semelhantes às suas – afinal, alguém com quem compartilhar uma existência rica num âmbito familiar ordinário – Josias Saraiva Monteiro Neto, o Josias Teófilo, encontra território seguro para discutir temas que lhe são caros, relativos à filosofia, à arte – particularmente, ao cinema –, à arquitetura e ao desenvolvimento das cidades, e – possivelmente o mais apócrifo dos temas propostos – à espiritualidade.”

Adriana Dória Matos, editora da Revista Continente

“A segunda das impressões da leitura de Cinema Sonhado é esta: sob o sol do trópico, uma biografia lateral se eleva sob certo encantamento. Pode ser que algum leitor deixe passar esse aspecto, quase litúrgico, da devoção de um garoto pelos mosaicos partidos da vida sem crônica oficial do “voinho”. Pode ser. De qualquer modo, é comovente vê-lo a reunir tais “cacos” como se fosse possível formar um parque Güell da implosão de um edifício de azulejos de Delfim Amorim (assunto do curta-metragem que Josias dedicou a um verdadeiro “esquecido” da nossa memória impiedosa como um trator por sobre delfins & pedros)…”

Fernando Monteiro, autor do livro Aspades Ets e Etc

O Cinema Sonhado, Editora Lavra, R$ 20,00.

Aqui é possível adquirir o livro:

http://ojardimdasaflicoes.com.br/produto/o-cinema-sonhado/

 

Facebook
Twitter
LinkedIn
Follow by Email